Publicado por: Bruno | 13 / 06 / 2008

A famigerada Sexta-Feira 13

Para muitos, um dia como qualquer outro. Para outros, um dia carregado de maus-fluídos (a única coisa a respeito de fluídos que eu entendo é de fluído de freio…).

Mas porquê tantos temem a sexta-feira 13?

‘Dia do azar’? Que nada. De acordo com um estudo realizado por estatísticos holandeses, a sexta-feira, 13, é mais segura do que uma sextas-feiras comuns.O estudo, publicado na quinta-feira (12) pelo Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, mostra que o índice de acidentes e incêndios é menor nas sextas-feiras que caem em um dia 13, em comparação às outras sextas.

“Eu acho difícil acreditar que isso acontece porque as pessoas ficam mais cuidadosas ou não saem de casa quando é sexta-feira, 13, mas, em termos de estatística, dirigir é realmente mais seguro neste dia”, afirma Alex Hoen, um dos responsáveis pelo estudo. (Fonte: G1)

 

 

Há ainda fatos bizarros a respeito da sexta-feira 13, como por exemplo uma medida do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo:

De animal venerado no Egito antigo, os gatos pretos se tornaram séculos mais tarde alvo de superstições de toda a espécie no Ocidente. Até os dias de hoje, há quem associe esses animais a mau agouro e a todo tipo de superstição. Para evitar que os gatos de cor preta sejam vítimas de maus tratos, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, baixou há cerca de oito anos norma que proíbe a adoção dos bichanos “alguns dias antes” antes das sextas-feiras 13. (Fonte: G1)

Claro que essa medida do Centro de Controle de Zooneses visa preservar a integridade física dos bixanos, mas que é estranho é.

Particularmente não tenho nenhum tipo de superstição, mas muitos tem e várias, e levam realmente a sério. Mas, cada um com seus problemas! Boa sexta-feira 13 para todos!

“Superstição” vem do latim superstitio, que significa “o excesso”, ou também “o que resta e sobrevive de épocas passadas”. Em qualquer acepção, designa “o que é alheio à atualidade, o que é velho”. Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo “superstitio” veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.

O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro.

 

Fofinho né?

Anúncios

Responses

  1. “Também não sov svpersticioso, pois dá azar!!”
    abs

  2. Realmente Tiago. Sabia que não comentar em blogs nas sextas-feiras de número ímpar e lua minguante também da azar?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: