Publicado por: Bruno | 20 / 06 / 2008

Sobre Inflação, Crise de Alimentos e Biocombustíveis

Governo quer produção maior de alimentos para combater crise

Depois de elevar os juros e o superávit primário, o governo agora pretende controlar a inflação com um incremento na produção de alimentos. Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), os agricultores terão R$ 65 bilhões para financiar a próxima safra e outros R$ 13 bilhões serão destinados a produtores familiares.

 

Nesse momento a maioria dos leitores pergunta: tá NeO, e daí?

Como vocês podem perceber (os que realmente lêem, não os que chegam aqui buscando por mulher pelada, playboy, mulher-melancia e afins, me xingam e vão embora) eu costumo postar conteúdos engraçados, sarcásticos, irônicos, mas também conteúdo sério, como o post sobre o Meio-Ambiente.

E esse é um desses posts.

É do conhecimento geral da população não-alienada que o mundo está entrando (dependendo do lugar, já está) em uma grande crise de escassez de alimentos. Isso tem uma série de fatores como causa, por exemplo:

– Aumento do petróleo

Insumos agrículas, máquinas, caminhões, transporte em geral. Tudo relacionado ao preço do petróleo, ou seja, sobe o petróleo, sobe os alimentos.

– Clima / Ambiente

Lugares secos chovendo, lugares úmidos secando, tornados, geadas, chuvas de granizo, Tsunami. Circunstâncias que não são normais que prejudicam a produção de alimentos

– Especulação

Dinheiro move o mundo (Como ficar rico, parte I, II e III), ao passo que as especulações na Bolsa de Valores movem as maiores cifras. A famosa lei da oferta e procura, então muitos investidores preferem estocar alimentos para valorizá-los e ganhar dinheiro. Se tem alguém passando fome, paciência.

– Aumento da Demanda

Muitos países tem tido um aumento populacional vertiginoso (China, Índia, por exemplo). Outros países tiveram sua economia fortalecida recentemente (caso do Brasil, do México), o que aumentou o poder de compra da população. E a produção de alimentos não tem acompanhado essa demanda.

– Biocombustíveis

Alguns agro-produtores estão trocando a produção de alimentos para produzir biocombustível, mais rentável. É o caso da produção de milho nos EUA, onde grande parte do que é produzido está sendo destinado para os biocombustíveis.

Aí novamente o incauto leitor pergunta: mas NeO, e daí?

E eu respondo : responsabilidade! Evitar o desperdício, não consumir além do que é necessário, NÃO JOGAR COMIDA FORA. São coisas básicas, que nossas mães nos ensinaram quando éramos crianças, mas parece que muita gente esqueceu.

O consumo irresponsável aliado aos itens que eu citei acima tem sido determinantes para o aumento no preço dos alimentos. Tanto que, como diz a reportagem, o presidente Lula-molusco pretende reforçar a produção do país, para evitarmos aumento nos preços. Lembrando que o preço médio dos alimentos no Brasil subiu em torno de 25% nos últimos anos, mas há países como o Japão onde o preço dos alimentos subiu 120% no mesmo período.

Você quer isso para o Brasil? Você quer passar fome, ou então comer menos, ou gastar todo o seu dinheiro para comer? Não quer, com certeza!

Particularmente eu não queria escrever sobre temas tão sérios. E pode ser que ninguém leia. Mas sinto meu dever [parcialmente] cumprido.

Esse é um blog voltado para o humor, mas tem coisas que não podemos deixar passar. E, infelizmente, dessa vez não teremos rodapé indicando que o conteúdo é fictício.

Triste

Eu não queria essa imagem. Você também não. Mas ela existe, e é triste.

 

Nota do Autor: Esse post serve como base para trabalho escolar sobre Crise Mundial de Alimentos. Afinal, fiz um trabalho na faculdade recentemente sobre o tema, e tirei nota =D

Nota(2) do Autor: Há um novo post sobre biocombustíveis no blog. Como este é um dos posts mais acessados não há lugar melhor para divulgá-lo que aqui. Para ver o post é só clicar aqui.

Anúncios

Responses

  1. Parabéns, o post está muito bom. ^^
    Serviu de base para um comentário em um trabalho meu, sobre o mesmo tema.
    Ah, achei excelente sua iniciativa de postar sobre este assunto no seu blog. Ainda mais porque postou dados idôneos e conretos.
    Se houvessem mais pessoas como você por aí, e como eu que se interessam em ler coisas assim, ao ivés de pornografia por exemplo, o mundo talvez são estivesse como está hoje.

    Mais uma vez, parabéns.

  2. Oi Bruna, que bom que você gostou do post do nosso amigo NeO, visite sempre o blog e se pedir uma matéria a gente faz o favor de dar uma ajudinha!!! 😀

    Comentários igual ao seu que ajudam nosso blog a ir pra frente e nao começar com “bunda” pra lá e pra cá! 😉

    Obrigado e é um prazer tê-la conosco!

  3. Bruna, obrigado pela sua visita! Realmente, este é um tema pertinente que todos deveriam ter conhecimento.

    É muito gratificante receber um comentário como o seu! Fico feliz em saber que o meu texto te ajudou também!

    Volte sempre e divulgue nosso blog! Como diz a maioria dos postos de gasolina de beira-de-estrada “Servindo bem para servir sempre!”.

  4. adorei o comentário,as dicas e as críticas muito punk sua atitude.conciência social é o que todos precisam.

  5. Rafael, obrigado pela sua visita! São comentários como o seu que nos anima a escrever mais! Volte sempre!

  6. Nossa adorei mesmo…
    Isso é pra ver que hj em dia está dificil não tocar nestes assuntos,estamos vivenciando um caos que parece não ter mais fim… Vou visitar este blog mais vezes,parabéns.
    Tenho certeza que essa matéria escrita pelo neo
    ampliou mais meus conhecimentos, e se minha prova na Enem for sobre isso,tiro nota dez,aí eu vou ter que pagar um cafezim pra vc Neo…hehehe.Bjos e até mais

  7. Estou estudando, para prestar o Enem, e esse post me ajudou muito, um texto fácil,claro e objetivo. Que bom seria se todos os jornais, tivesse a conciência e pensar ” que não é só noticias como morreu tantas pessoas em tal lugar,fulano foi preso e etc….” Que chamam a atenção do leitor,pelo menos os mais entendidos…..Temos que ter conciência e agir rápido! obrigado.

  8. 😀

  9. […] já publicamos por aqui posts sobre a economia global (aqui!), sobre biocombustíveis (leia, vale a pena!), sobre meio-ambiente (leitura recomendada), sobre violência (aqui!!) . Leia, se aprofunde, […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: