Publicado por: Bruno | 24 / 06 / 2008

Defendendo os biocombustíveis

Muito tem se falado atualmente sobre biocombustiveis (etanol, biodíesel). E em muitos casos os biocombustíveis são apontados como os grandes vilões da atual Crise Mundial de Alimentos, e até mesmo culpados por parte do Aquecimento Global. Mas porque?

Lulinha

Nosso presidente é chegado na cana. Na foto, Lula pede uma saideira.

O argumento mais utilizado contra os biocombustíveis é o fator alimento. Dizem por aí que, por causa da produção reduzida de alimentos, mais o fato que parte está sendo destinado para fazer combustível, os biocombustíveis são culpados pela crise alimentícia.

Mas temos aí um grande engano.

Há sim um certo problema, pois nos EUA grande parte do milho produzido está se tornando combustível. Como o milho é alimento e também ração para aves, temos uma alta no preço de certos produtos.

Mas no Brasil o fato é diferente. Apesar de produzirmos muito etanol, a partir da cana-de-açucar, nossa produção de alimentos não está prejudicada. Claro, temos que tomar cuidado para que isso não ocorra, mas na atualidade não acontece.

“NeO, você disse que os biocombustíveis também são culpados pelo aquecimento global. Porquê?”.

Bom, não disse que são culpados. Dizem por aí que são.

A explicação é muito simples: estão derrubando áreas de floresta para plantar culturas que possam se tornar combustível. Mas, mais uma vez, não é tão realidade assim.

Não vamos dizer que não acontece, porque acontece. Mas não é tão comum quanto os “promotores de acusação” dizem.

Mas temos um grande fator a dizer a respeito dos que são contra os biocombustíveis:

 Hein?

Qual?

Dinheiro! Sim, dinheiro!

A maioria das pessoas/organizações/países que estão contra estão preocupadas com um crescimento financeiro dos países fortes em agricultura (como o Brasil, os EUA, a China) em detrimento dos poderosos do petróleo. Usam muitos argumentos sem base para justificar a não-produção de veículos à alcool/biodiesel, para justificar não comprar biocombustíveis, mas isso é apenas fachada para não perder terreno em relação à produção petroleira.

E há uma preocupação velada em relação ao Brasil. Afinal, temos terra suficiente, clima ideal e somos os idealizadores do etanol. Se houver um boom desses combustíveis o Brasil tem tudo para se tornar uma das maiores potências do mundo! (Se os políticos deixarem)

E além de tudo agora temos imensos campos de petróleo. Ou seja, além de não precisarmos importar petróleo (pelo contrário, teremos capacidade para exportar) ainda seremos a maior potência dos biocombustíveis.

E você acha que as potências existentes hoje vão querer isso?

Quem viver, verá!

Anúncios

Responses

  1. Realmente é o momento chave para o Brasil espero q não acabe como o Fome-Zero (esquecido) Ou o PAC (desviado) CPMF (Sangue -sugas) e assim por diante, espero q nossos governantes tenham seriedade qto a essa onda que pode ajudar muito o Brasil.

    Com relação as plantações de cana, no Brasil elas representam menos de 1% do total de terras que temos então realmente não justifica a falta de alimentos, que ocorreu principalmente devido ao clima.

    E será que Pedro Ometto vai lembrar de nois … afff jamais! 😀

    amplexos,

    t++;

  2. […] Nota(2) do Autor: Há um novo post sobre biocombustíveis no blog. Como este é um dos posts mais acessados não há lugar melhor para divulgá-lo que aqui. Para ver o post é só clicar aqui. […]

  3. masmas como eu posso fazer pra defender o boidiesel

  4. kkk


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: