Publicado por: Bruno | 25 / 06 / 2008

Ruth Cardoso

Nota assinada pelos médicos Arthur Ribeiro, Walter Lima e Edson Stefanini, divulgada às 22h50, informou que a ex-primeira-dama “faleceu subitamente hoje [terça] às 20h40 em sua residência”.

De acordo com a nota, dona Ruth foi submetida na segunda (23) a um cateterismo cardíaco que “revelou doença coronariana de extensão similar à doença já revelada em dois cateterismos anteriores, feitos em 2004 e 2006”.

Na nota, os médicos atribuíram a morte a uma “arritmia grave decorrente da doença coronariana”.

O professor Leôncio Martins Rodrigues, amigo da família, disse que Ruth Cardoso morreu na companhia de um dos filhos. Segundo ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não estava em casa no momento em que a mulher sofreu o infarto. Rodrigues foi ao apartamento da família na noite desta terça e desceu para dar as informações aos jornalistas que se encontravam na portaria. (G1)

Ruth Cardoso

A ex-primeira dama Ruth Cardoso

Nesse momento deixamos de lado qualquer preferência partidária, pessoal, quem gosta do Lula, quem prefere o FHC, quem ama o Fidel ou qualquer outra coisa para prestar nossas condolências à família Cardoso.

Um pouco sobre ela, também encontrado no G1:

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso nasceu em Araraquara (SP) em 19 de setembro de 1930.

Antropóloga de formação, foi professora da Universidade de São Paulo (USP). Como professora, lecionou na Universidade do Chile, Berkeley e Columbia, ambas nos Estados Unidos.

Ela estava casada havia 55 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos. Ruth Cardoso publicou vários livros. Em 1995, durante o mandato do ex-presidente, fundou o programa Comunidade Solidária, de combate à pobreza e à exclusão social.

Uma pessoa inteligente e de princípios, que durante o governo FHC mostrou que uma primeira-dama não precisa só conviver com o luxo do palácio presidencial. Mostrou o que toda primeira-dama deve fazer: se dedicar ao nosso país.

Ruth Cardoso criou o Comunidade Solidária, um projeto social com muito sucesso. Neste link há uma entrevista com a ex-primeira-dama a respeito.

Se todos nós nos dedicássemos ao menos um pouco a ajudar o próximo quem sabe não teríamos um Brasil melhor, um mundo melhor.

Que descanse em paz. Sua missão foi cumprida, e que os que ficaram prestem as devidas homenagens e não deixem morrer esse espírito aguerrido e dedicado que Ruth Cardoso sempre demonstrou.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: