Publicado por: Bruno | 26 / 06 / 2008

A arte de criar senhas

Hacker, cracker, crimes virtuais. Todos os dias vemos algo relacionado nos noticiários.

Mas o que é tudo isso?

Segundo a Wikipedia:

Originalmente, e para certos programadores, são hackers (singular: hacker) indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

Originário do inglês, o termo é comumente utilizado no português sem modificação. Os Hackers utilizam toda a sua inteligência para melhorar softwares de forma legal. Os hackers geralmente são pessoas com alta capacidade mental e com pouca atividade social. Eles geralmente são de classe média e alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hacker serem usuários avançados de Software Livre como o Linux. A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.(Wikipedia)

No artigo da Wikipedia utilizado como exemplo temos também uma parte que fala sobre a controvérsia da denominação hacker. Não colocarei o texto aqui por ser extenso, então resumirei com minhas palavras.

Há uma grande diferença entre Hacker e Cracker.

Cracker... será?

Não foi nisso que eu pensei quando disse cracker.

Hacker é o indivíduo com conhecimentos aprofundados sobre informática, mais especificamente em relação a segurança e alguns tipos de software, e usam esses conhecimentos na construção de ferramentas de defesa e melhorias.

Já o cracker é o cara com os mesmos tipos de conhecimento, porém ele usa para fins ilícitos, como roubar senhas, criar vírus, invadir computadores, etc.

Não se pode dar bandeira com suas coisas atualmente. Com a facilidade no acesso à informação e com a velocidade que as coisas trafegam, uma bobeada pode ser catastrófica.

Imagine se o site de um banco (Bradesco, Banco do Brasil, Banco Real, Bancocô, etc) ficasse por 10 minutos sem segurança. Qualquer um que digitasse o número de uma conta entrava, sem senha. Catastrófico, não?

Tão falho quanto isso são as pessoas que não tem cuidado com suas senhas. É comum ver pessoas utilizando a data de nascimento, telefone, placa do carro, nome da esposa, e coisas assim como senhas.

É MUITO óbvio. Se o meliante tiver qualquer informação da sua vida pessoal (que não é difícil conseguir graças às redes sociais Orkut, MySpace, etc) ele pode descobrir sua senha.

Vish!

Vish! Verdade?

É, é verdade!

Então vamos dar uma breve explicação de como fazer uma senha decente seu animal :

Primeiro: Larga a mão de ser besta e usar coisas óbvias. Tá, o CPF da sua vó não é tão óbvio assim, mas tenha um pouco de criatividade e cria sua própria senha.

Segundo: Esse negócio de que senha boa é senha grande não tá com nada. De que adianta você colocar como senha “gostotantodevocequeateprefiroesconder” ou “fredericoejosefaparasempre” ? No próximo passo você vai entender porque.

Terceiro: Misture letras, números e caracteres. “NeO, porque? Fica muito difícil!”. Esse é o objetivo! Agora se você tem um QI abaixo de 5 que esquece qualquer senha que não seja seu nome ao contrário, paciência. Uma senha eficiente pode ser até mesmo uma inversão de palavra com caracteres especiais, como por exemplo “oaeparuges*&88”. Não, “ovo” não é uma palavra boa para inverter.

Quarto: altere sua senha frequentemente. Afinal um método de brute-force para descobrir sua senha pode ser frustrado pelo fato de sua senha mudar. Se você não sabe o que é brute-force tem um site que explica bem, clique aqui.

Espero que com esse post muita gente reveja seus conceitos a respeito da criação de senhas. E que pare de vir gente falar “Não aceita meu perfil velho do orkut, roubaram minha senhaaaaa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: