Publicado por: Bruno | 1 / 07 / 2008

Como fazer um blog

Devido ao grande número de pessoas que jogam esse termo nos buscadores o Atualidade da Pedra lança aqui mais um serviço de utilidade pública: Como fazer um blog !!!

Alguns pensam que é dificil, outros acham que é facil demais, outros pensam que isso é coisa do capeta, enfim, ainda há muitas dúvidas em torno do surgimento de novos blogs. E a gente, como um blog recém-nascido que está passando por todas as dificuldades que um blog novo passa vamos dar algumas dicas para você. Isso mesmo, você aí sentado em frente ao seu computador pensando “Puxa vida, não tenho nada pra fazer. E se eu criasse um blog?”.

Antes de tudo eu gostaria de deixar um pensamento.

Os blogs hoje são mais do que simplesmente um sitezinho pessoal onde eu coloco meu diarinho, ou minhas bobagens. Blogs são meios de comunicação (por mais que os meios “tradicionais” tentem dizer que não), são formadores de opiniões. E eu acabo confiando até mais em informações de alguns blogs do que da mídia tendenciosa que rege esse país.

Por exemplo: o MeioBit, o Garota Sem Fio … excelentes blogs sobre tecnologia, com conteúdo que dá pra botar uma fé.

Agora se eu quero uma leitura sobre conteúdo relevante com uma pitada de humor acesso o Blog do Cardoso. Ou se pretendo uma leitura mais “non-sense” perco horas no HBDia. Isso sem contar nos blogs parceiros (estão à sua direita, visita!) , que merecem uma visita diária.

Nota do autor: Nenhum desses blogs pediu um link aqui (infelizmente). Porém são blogs que merecem e eu coloco o link deles aqui sem medo de errar!

E tudo o que você lê você absorve! Claro que as notícias “em cima da hora” eu busco nos grandes portais, algum conteúdo também. Mas é difícil ler uma notícia sobre a Microsoft em um site cheio de propagandas da mesma, você já vai imaginar que o conteúdo é tendencioso.

Então não dá pra pensar que criar um blog é simplesmente jogar suar merdas lá. Tá, você até pode fazer isso, mas se prepare pra ter pouca gente te visitando. Então vamos a alguns passos para montar um blog:

– Escolha onde vai hospedar seu blog.

Além dos serviços de blog por aí (WordPress, Blogspot, Blogger, etc) você também pode instalar um script de blog em um domínio próprio, isso fica a seu critério. O domínio próprio passa maior credibilidade, porém tem um custo, vai da sua vontade e do seu bolso.

Nós utilizamos o WordPress.com (tem o link ali do lado também) , que fornece o domínio .wordpress.com e o sistema para blogar. Com interface em português e muito intuitivo, qualque mané pessoa consegue usar.

– Personalize seu layout

Não tem nada mais feio que um layout padrão. Não precisamos ser drásticos ao ponto de criar um layout 100% novo, da pra adaptar ‘themes’ (como é nosso caso) e fazer algo diferentinho. Só não vai plagiar layout de outros lugares que isso é horrível

– Tenha um padrão de estilos

Não estilo de roupa, seu animal, estilo de fontes. Sempre tente seguir um padrão das cores e fontes dos seus textos

– Tenha conteúdo

Nada pior que um blog que simplesmente usa “ctrl+c , ctrl+v” de outros lugares. Isso não é blogar, isso é apenas repassar. Crie seu próprio conteúdo! Nada impede de você postar alguma foto engraçadinha que viu em outro lugar, ou de colocar um texto de outro blog, mas tenha seu próprio conteúdo. E sem ferir a regra do próximo tópico

– Não custa linkar

Isso mesmo! Não adianta ter a filosofia do Kibe que um dia a máscara cai. Se você está postando algo de ouro blog/site não é ‘feio’ colocar no final a fonte e o link para a matéria em questão. Isso se chama BOAS-PRÁTICAS, pena que nem todos o fazem. Apesar de alguns pensarem assim, ninguém é concorrente na blogosfera. Então você não vai estar perdendo visitantes só por mandar pessoas para outros blogs.

Lembre-se: se você tiver conteúdo os visitantes vão voltar, e vão te indicar. Se você tiver VONTADE e DEDICAÇÃO você pode transformar seu blog em um meio de informação para pessoas por aí. Então por isso pense em que público-alvo deseja atingir, quem você quer ter como leitor, e passe informação REAL sobre o que essas pessoas estão procurando. E não pense que as pessoas vão perder tempo lendo uma coisa que você não quiz perder tempo escrevendo.

Boa sorte com seu novo blog! E lembre-se de linkar o Atualidade da Pedra lá!

Anúncios

Responses

  1. […] Atualidade da Pedra: […]

  2. amo vcs

  3. por favor eu quero esse blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: