Publicado por: Bruno | 12 / 09 / 2008

Sobre juros, cartões de crédito e afins

É um fato do nosso cotidiano que a maioria das pessoas utiliza cartão de crédito, certo?

Só que todo mundo também sabe que os juros são pra lá de abusivos, correto?

Por exemplo, acessei meu Internet Banking para ver em quanto fechou minha fatura, quanto tenho na conta, essas coisinhas. E o fato de olhar para a parte escrito ENCARGOS no cartão de crédito me fez criar esse post. Veja porque:

Juros

Eles querem acabar com sua vida

Vamos aos fatos: se eu resolver pagar só o mínimo e jogar o restante para o mês que vem pagarei uma módica quantia de 11,90% a cada mês, ou como eles mesmos mostram, 292,75% ao ano. Supondo que seja uma fatura de R$ 500,00, financiada em um ano temos:

500.00 * 292,75% = 1462,50

Praticamente o triplo, certo? Mas e se ao invés de dever R$ 500,00 eu tivesse o mesmo valor na poupança, considerando 5% ao ano?

500.00 * 5% = 525,00

Notaram a sutil diferença? Se for pra você ganhar são incríveis R$ 25,00 NO ANO, agora se for pra você pagar custa só o seu rim direito!

Veja como exemplo essa notícia:

Uso de cartões de crédito continua crescendo

Os consumidores do mundo inteiro vêm utilizando com mais freqüência os cartões de crédito desde a quebradeira das empresas ponto com, que acabou em 2003.

De acordo com Ronald Mann, da revista Foreign Policy, nos EUA cada pessoa gastou, em média, US$ 6.700 no cartão de crédito em 2005. Mas quanto mais se gasta, mais é necessário pagar. Com isto, entre 2000 e 2005, as falências pessoais aumentaram 20% no país.

Na Grã-Bretanha, onde os gastos nos cartões de débito são mais altos do que nos de crédito, também ocorreu um grande aumento do número de falências. (Opinião & Notícia)

 Mais alguém além de mim leu ali “falências pessoais” ?

As pessoas sem o mínimo grau de cultura/conhecimento pegam o cartão de crédito e saem gastando por aí. Obviamente vão quebrar.

Como diz o sábio chinês Tokoniki Nakaneka : Cartão de crédito é um dinheiro que você não tem pra comprar uma coisa que você não precisa.

Onde eu quero chegar com isso? Sejam conscientes no uso dos seus recursos, bando de burro! Todo santo dia vem alguém reclamar que “ta cheio de conta” e você vai ver o maluco comprou roupa, perfume, sapato, vibrador, gastou com restaurante caro, etc. Assim não dá!

No ritmo que vai o povo tem mais é que quebrar mesmo!


Vish, estourei a fatura de novo!
Responses

  1. A pobreza é um estado de espírito.

    Espírito de porco, diga-se de passagem.

  2. Olá Ne0.

    Te convido para acessar o blog ppuniube.blogspot.com e apoiar a campanha da assinatura gratuita da Revista Social Foto Clube .
    É preciso 15 mil cadastros gratuitos no site da editora para recebermos a revista em casa sem pagar nada.

    Conto com seu apoio do seu blog e twitter!

  3. Olá, tudo bem ?

    Estou aqui para dizer que estamos com um novo endereço. O “antigo” canadabrasileiro.wordpress.com deu lugar agora ao http://www.canadabrasileiro.com

    Você como meu parceiro, peço gentilmente que altere minha URL de sua lista.

    Também peço que veja nosso site, e confira se seu endereço está tudo ok na minha lista, se há algo que eu possa alterar, etc.

    Qualquer coisa, por favor, me escreva.
    É um prazer ter você na minha lista de parceiros!!
    =)

    att.

    Tiago Souza
    Canadá Brasileiro.com


Deixe um comentário

Categorias

