Publicado por: Bruno | 4 / 11 / 2008

Eleições Americanas: Diferenças entre USA e Brasil

Os eleitores da Flórida, um dos Estados que podem decidir as eleições, já estão enfrentando longas filas apenas alguns minutos após a abertura dos centros de votação, informou a agência AP nesta terça-feira. A longa espera também afeta outros Estados da costa leste, como Virgínia e Carolina do Norte. (Terra)

Quais são as maiores diferenças eleitorais entre USA e Brasil? Muitos vão dizer que é a forma como se faz a corrida presidencial por lá, onde sempre resta apenas dois candidatos, um democrata e um republicano. Outros vão dizer que a maior diferença está no sistema de Colégios eleitorais, onde cada estado tem um peso diferente no resultado final, o que faz com que alguns lugares sejam considerados fundamentais para eleger um candidado.

Mas eu digo a principal diferença: os eleitores.

Ninguém por lá é obrigado a votar, o voto é facultativo. Mas a população tem consciência que precisa votar, que o voto de cada um pode fazer a diferença pros próximos anos, o que não acontece aqui no Brasil.

Por aqui a pessoa vê a eleição como algo “chato”, como “perda de tempo”. Muita gente pensa que “vai perder o domingo indo votar”. Não deveria ser assim.

As pessoas aqui vendem o voto por bolsa alguma-coisa, cesta básica, dentadura, pintura de muro e afins. Vota no fulano porque ele é vizinho da prima da amiga da sobrinha da empregada do Seu Juvenal, o padeiro.

Falta consciência ao Brasileiro. Falta pesquisar sobre a vida dos candidatos, analizar suas propostas e cobrar quando não cumprem. Falta se interessar por algo que é tão importante e ao mesmo tempo tão banalizado.

E infelizmente esse post vai ser pouco visitado, porque política é um assunto chato pra maioria da população. Vamos ter consciência, senão nosso país nunca vai mudar.

O melhor do Brasil é o brasileiro. O pior também.

Anúncios

Responses

  1. Nao é que falte conciencia, e sim educação de qualidade, com professores qualificados e nao quantificados, que ensinem com amor afim de fazer aflorar o lado critico do cidadao. Educaçao de qualidade, coisa pra poucos nesse pais!!!!

  2. Cesar, o problema é o seguinte: o povo ignorante é mais fácil de manipular.

    Nunca teremos educação de qualidade enquanto nossos políticos tiverem essa visão.

    Obrigado pela visita!

  3. ecelentissima sua resposta

  4. Muito Bom esse POST tenho apenas 15 anos e me interesso muito praticamente os brasileiros perderam o interesse pela politica ate pelos fatos que vem acontecendo , roubos, quadrilhas e etc…. MAS ainda existe candidatos que procuram sim fazer o MELHOR para população.. porem o povo Brasileiro de tanta desilusões pra ele TODOS são ladrões e assim qualquer que for eleito TaNtO faz…..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: