Publicado por: Bruno | 26 / 11 / 2008

O brasileiro e a Lei de Gérson

Depois de um bom tempo sem atualizar o blog estamos de volta!

Seguinte, você sabe o que é a Lei de Gérson? Segue um trechinho retirado da Wikipédia:

Segue a Lei de Gérson a pessoa que “gosta de levar vantagem em tudo”, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com a ética. A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para os cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista.

A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final:

 «Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.»
 (Gérson)

Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao reclame, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson.

Associa-se a valorização e a mitificação desta “lei” ao conceito de malandragem, do uso de pistolões em português brasileiro ou de cunhas em português europeu. ( O artigo tá inteiro aqui, não vou por o link…)

Passado-se o momento cultural, vamos ao polêmico assunto dessa tarde de sol. (poético né?)

A grande maioria da nossa população se vale dessa Lei em suas vidas. Praticamente todo mundo só pensa no próprio nariz, em se dar bem, em arrumar “um emprego que ganhe bem e não faça nada”. Ninguém tá nem aí pro seu crescimento como pessoa, ou como profissional.

Todo mundo fala mal dos políticos, porquê “roubam, não fazem nada, se vendem, são corruptos”. Mas digo sem medo de errar que a maioria que critica faria o mesmo se estivesse no poder. E tem mais, se a população prezasse tanto assim pela ética não colocaria esses bandidos pra governar, porque o voto é nossa arma contra esse tipo de coisa. E sempre que houvesse um caso de corrupção o povo EXIGIRIA a saída do safado, coisa que no Brasil só aconteceu com o Collor (e porque ele mexeu com a poupança do povão, se não nem isso).

Em tempo: um político japonês renunciou ao seu cargo recentemente por causa de uma SUSPEITA de corrupção, nada provado. Ele se sentiu envergonhado e pediu pra sair. Igualzinho aqui né?

Voltando ao assunto inicial, quem nunca dedurou um coleguinha de escola pra tirar o seu da reta levante a mão! Ninguém né? Esse é um caso inocente, coisa de criança. Mas a partir do momento que a pessoa passa a tentar levar vantagem sempre isso se torna um problema. E um problema sério, porque tem gente que vai ao extremo para levar vantagem, rouba, mata, sequestra.

E onde eu quero chegar com isso? Bom, eu penso que enquanto não houver uma mudança de cultura, de mentalidade da nossa população vamos continuar com o país do mesmo jeito. Afinal, “eles tão lá pra levar vantagem, e se eu puder entro na dança também”. E desse tipo de gente tá cheio por aqui.

Nota do Autor: Agradecimentos a minha amiga Deh, que me deu a idéia desse post 🙂

Anúncios

Responses

  1. é, literalmente eu concordo com tudo aqui, mais não vamos polemizar se não isso vira um debate.. hsaushausaha.
    o recado é simples:
    MEXAM-SE. hsaushausa..
    brigado pelo agradecimento. shaushas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: